O Hálux Valgo, também conhecido popularmente como “joanete”, consiste no desvio lateral do maior dedo do pé em direção aos dedos menores. À medida em que se estabelece este desvio, vários outros vão se instalando, como por exemplo:
– Formação de uma saliência óssea globosa (exostose) na porção interna do pé, por ação da pressão do calçado, que costumeiramente se denomina “joanete” e pode estar sujeita a processos inflamatórios ou infecciosos extremamente dolorosos.
– Os dedos laterais, principalmente o segundo, passam a sofrer a ação do dedo maior deslocado lateralmente havendo aparecimento de calosidades na planta do pé e dedos em garra.

Fatores Causais:
Podem ser divididos em 2 grupos:
1. Intrínsecas (relacionados a pessoa): fatores genéticos (história familiar), doenças sistêmicas pré-existentes (artrite reumatóide, gota, etc), anatomia óssea do pé (pés planos), frouxidão ligamentar, entre outros.
2. Extrínsecas (fatores externos): principalmente o uso de calçados inadequados, com destaque para o sapato de salto alto e ponta fina.
Um distúrbio primário do pé, com predisposição para o aparecimento da deformidade, associado ao uso de calçados inadequados aceleram o aparecimento do hálux valgo. Sendo assim, cuidados com o calçado são fundamentais.

Opções de Tratamento:
O tratamento conservador (uso de calçados especiais com câmara anterior ampla, solado rígido e palmilhas de acomodação ou o uso de órteses) restringe-se à prevenção do aparecimento do quadro completo, e visa a impedir a progressão da doença, ou apenas dar suporte àqueles pacientes que não disponham de condições gerais ou locais para serem submetidos ao tratamento cirúrgico.
A dor ou a excessiva deformação indicam a necessidade de cirurgia. São inúmeras as técnicas descritas e o critério de escolha de uma delas e sua aplicação dependem da análise do quadro clínico, das radiografias e do estabelecimento de metas e objetivos do paciente em conjunto com seu médico.

Equipe Orthobone
Dr. Maurício Póvoa Barbosa
CRM-SP: 87.166

*Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu médico.